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sexta-feira, 11 de maio de 2012

Olá, amigos, como vão? Hoje eu vou mostrar a vocês um deck não muito popular, mas que desde sua criação ganha cada vez mais adeptos nos campeonatos: estou falando do deck Donphan & Dragons. Também chamado pela abreviação D&D, o nome é um jogo de palavras com o Dungeons & Dragons, um dos jogos de RPG da empresa Wizards of the Coast. No caso do nosso D&D, a estratégia principal é combinar o poder do primeiro ataque do Donphan Prime com a habilidade que os “dragões” têm de atacar muito mais se eles tiverem dano. Vamos ver em detalhes?

Pokémon: 14
4-4 Donphan Prime
2 Kyurem
1 Zekrom
1 Reshiram
1 Shaymin
1 Cleffa
T/S/S: 33
4 Professor Juniper
2 Professor Oak’s New Theory
2 N
4 Pokémon Collector
4 Pokémon Communication
4 Junk Arm
4 Pokémon Catcher
3 Switch
3 Plus Power
1 Eviolite
1 Super Rod
1 PokéGear 3.0
Energias: 13
5 Lutadoras
4 Rainbow
4 Double Colourless

A estratégia deste deck não é muito complexa, mas requer um pouco de cálculo, já que a dinâmica do D&D é do tipo “descer e bater”. Seu atacante principal é o Donphan Prime, primeiro pokémon que você traz ao campo e já começa a atacar com o poder Earthquake. Este ataque do Donphan, pelo custo de uma energia, bate 60 e 10 em todos os pokémon do seu banco. Em geral, colocar dano no seu próprio campo é ruim para a maioria dos decks – mas no D&D essa será a sua estratégia principal.
Como você fica colocando dano nos seus “dragons”, eles ficam batendo mais com seu primeiro ataque, o Outrage – ou Ultraje na versão em português. Com ele, você bate 20 + 10 por cada marcador de danos que Kyurem, Zekrom ou Reshiram tiverem neles. Ou seja, quanto mais danos eles tiverem, mais danos devolverão para o oponente.
Fora isso, além do primeiro ataque dos dragões, cada um tem um segundo ataque que vai ajudar você em diversas situações. No caso de Reshiram, você bate com Blue Flare 120 e descarta duas energias de fogo. Com Zekrom, você pode usar Bolt Strike, bater 120 e tomar 40 de dano. Por último, com Kyurem, você tem a chance de usar Glaciate – com ele você bate 30 em todos os pokémon do oponente. Para utilizar todos esses ataques, você precisa de duas energias do tipo do pokémon que estiver utilizando e também uma energia incolora. Para pagar os custos desses outros ataques, você tem as Rainbow Energy, que valem por todos os tipos de energia enquanto estão ligadas em algum pokémon. E, como se já não fosse o bastante, quando elas são ligadas em um pokémon ele toma 10 de dano, o que ajuda na hora do Outrage.
O poké-power de Shaymin, Celebration Wind, ajuda a utilizar as Rainbow Energy no seu maior potencial. Com este poder, quando você desce Shaymin da sua mão, você pode mover todas as energias do seu lado do campo, podendo assim transferir as Rainbow de um pokémon para outro.
Caso você tenha aberto com uma mão ruim de início, Cleffa pode ajudar. Mas cuidado: ela tem só 30 de HP, o que significa que, depois de três Earthquakes, ela é nocauteada. Não vale a pena trocar um prize por fazer três Earthquakes – então, para contrabalancear essa possível jogada, tenha sempre uma Eviolite no deck: quando ligado num pokémon básico, Eviolite toma -20 de qualquer dano que receber. Ligando ele em Cleffa, esta não será mais nocauteada pelo efeito do Earthquake.

Vantagens:
+ É um deck que consegue bater em muitas fraquezas. Zekrom é elétrico, bate principalmente nas fraquezas de Yanmega Prime e Tornados; Kyurem é um pokémon aquático, bate nas fraquezas do deck inteiro de Reshiplosion (Reshiram/Typhlosion Prime), vários do Reshiboar, entre outros; Reshiram é de fogo, e se não bate em muitas fraquezas ele ajuda a contra-atacar o ataque de Kingdra Prime, um dos poucos pokémon que conseguem nocautear o Donphan Prime num ataque só. Por último, Donphan Prime é um lutador: bate nas fraquezas principais de Eelektrik, Zekrom, Zekrom Ex e Magnezone Prime, podendo bater 120-160 em todos eles sem muito esforço, com ajuda de Plus Power.
+ O deck é muito versátil e pode estar sujeito a mudanças de deck list a todo momento. Normalmente você usaria só quatro dragões, mas dependendo dos oponentes que você for enfrentar num campeonato, pode escolher a quantia de cada dragão que quiser jogar. Houve torneios em que joguei com 2 Kyurem e 2 Zekrom sem Reshiram, já que sabia que não enfrentaria ninguém com Kingdra Prime – em outro, joguei com 3 Kyurem e 1 Zekrom, já que a quantia de Reshiplosion no torneio era abundante. Fora isso, por causa da Rainbow Energy, o deck admite toda classe de atacantes. Outras duas tech legais que você pode colocar seriam o Cobalion, um pokémon metálico que serviria para nocautear o Kyurem do oponente, e Absol Prime, um pokémon noturno que lhe ajuda a nocautear o Chandelure. Então você precisa ficar esperto pra saber quais são os decks que enfrentará e quais serão os seus atacantes no D&D.
+ É um deck rápido demais, que tem uma ampla vantagem contra Eelzone e Zekrom Ex/Eelektrik. Cada ataque do Donphan Prime é um Magnezone Prime e um Eelektrik a menos, isso quase sem gastar recursos. Enquanto do outro lado Magnezone Prime precisa mandar quatro energias à Lost Zone para nocautear cada Donphan Prime, usando 4-4 Donphan o Eelzone não chega a nocautear todos facilmente.
+ Contra o Reshiplosion/Reshiboar sua partida é muito vantajosa: no começo nocauteia os Cyndaquil/Tepig batendo com Earthquake, posteriormente nocauteia as evoluções usando o Outrage do Kyurem. Usando 3 Kyurem, essas partidas são praticamente autowin! =)

Desvantagens:
- Durant. Abrir a mão inicial com um dos dragões já é meia partida perdida. Fora isso, seu baralho tem muitas energias especiais – e o seu oponente vai usar Lost Remover sem parar. O Donphan Prime não consegue nocautear um Durant facilmente, inclusive se o Durant tiver um Eviolite e uma metal especial ligada, o Donphan baterá só 30 e precisará de três ataques para nocautear cada Durant! Usando Reshiram, esta partida pode até ter algum final feliz, mas é praticamente considerado um autoloss.
- The Truth. Contra esse deck, o único jeito é ir batendo 30 em todo mundo com o Glaciate do Kyurem. Como o deck The Truth monta o jogo utilizando muitos Twins, é possivel que dê certo. Mas, se conseguir completar seu setup, você não tem a mínima chance contra este deck.
- Os ataques dos seus pokémon são muito limitados, você precisa escolher bem quais deles vai usar para bater sempre na fraqueza. Tem vezes que colocam um Rayquaza & Deoxys Legend na frente (que tem fraqueza Psíquico/Normal) e aí você não colocou nenhuma tech boa para nocauteá-lo. Você pode usar o Bouffalant, mas ai é preciso analisar direito os decks que você vai enfrentar para não lhe surpreenderem em cada batalha.
- O Draw Engine do deck não é nada estável. Tem vezes no final do jogo que, depois de jogar N (embaralhe a mão no deck e compre a mesma quantia de cartas que tiver de prêmios), você fica com uma carta ou duas na mão e sem resposta por vários turnos.

Considerações finais
O D&D é um deck bom e muito rápido que acaba com os decks principais deste formato, mas é preciso prestar atenção na hora de montar o deck list para não esquecer nenhuma tech. Assim, você evita ser pego desprevenido no torneio.
Por hoje é isso, pessoal. Até a próxima! ;)

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