Youtube

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pokemon-Evolução

O termo Pokémon refere-se tanto à série quanto às espécies que existem dentro do universo Pokémon. Atualmente, existem 649 espécies diferentes de Pokémon conhecidas, que são catalogadas no item conhecido como Pokédex, que contém informações digitais sobre todas as espécies.

Existem cinco numerações oficiais da Pokédex, que variam conforme a Região e também apresentam na numeração espécies não vistas antes ou já vistas, em uma nova posição. A Pokédex Nacional é a mais importante do mundo Pokémon, pois cataloga todas as espécies do número 001 ao 649, onde os Pokémon descobertos mais recentemente ficam ao final. A Pokédex de Kanto mostra todos os 151 primeiros Pokémon da Pokédex Nacional na mesma ordem. A Pokédex de Johto acrescenta 100 novas espécies, vistas do número 152 ao 251 na Pokédex Nacional, mas reordena todas a numeração das espécies conhecidas. A Pokédex de Hoenn cataloga 202 espécies, onde 135 delas vêm dos números 252 a 386 da Pokédex Nacional, mais 67 espécies aparecidas antes. E tem a região mais recente.A Pokédex de Sinnoh têm 151 espécies catalogáveis, das quais 81 vêm das espécies de número 387 a 493 da Pokédex Nacional, mais 70 já catalogados antes, já na nova região de unova foram descobertos até agora 156 Pokémons, fazendo com que o número de Pokémons aumentase para 649 na Pokédex Nacional. Além das numerações oficiais, a Pokédex também enumera Pokémon por peso, tipo e altura. A região mais recente de todas, é a região de Unova que tem 156 pokémons novos, indo de 494 à 649, e as primeiras versões de jogos desta região são Black & White, os jogos foram lançados em 13 de setembro em 2010 no Japão.
Tabela de tipos de Pokémon.
Cada espécie Pokémon apresenta um ou mais tipos. Esses tipos têm uma vantagem e desvantagem sobre outros. Existem ao todo 17 tipos diferentes. Cada espécie apresenta um ou dois tipos, onde um segundo tipo pode balancear uma desvantagem de outro tipo. Os ataques de uma espécie também têm tipos e, de acordo com o tipo do Pokémon adversário, o tipo desse ataque pode dar mais ou menos dano ao oponente do que outros. Existem quatro níveis de efetividade: Super Effective, onde o Pokémon defensor leva o dobro do dano normal do ataque, o dano normal, not very effective, onde o Pokémon defensor leva a metade do dano normal do ataque, e not affective, onde o Pokémon defensor não leva nenhum dano do ataque. Há, ainda, um quinto nível de efetividade, onde os dois tipos do Pokémon defensor levam o dano super effective (que corresponde ao quíntuplo do dano que seria causado normalmente). O cáculo correto desses níveis de dano são importantes em uma batalha e podem levar o(a) treinador(a) à vitória.

Numeração e Pokédex

Em todos os jogos convencionais da franquia, a Pokédex é uma enciclopédia eletrônica de informações sobre os pokémons. É a máquina que registra e cataloga os pokémons. Nos jogos, informações sobre um pokémon são adicionadas logo que o treinador o captura pela primeira vez e capturar, evoluir e trocar pokémons para completar a Pokédex é um dos objetivos da maioria dos jogos Pokémon.
Várias Pokédexes (na vida real) eletrônicas foram criadas por empresas sob a licença da The Pokémon Company. Uma delas existe também para batalhar.
A Pokédex Nacional é aquele que lista todos os pokémons criados até o momento, eles estão em ordem numérica. Existem também as pokédexes regionais que contém apenas os pokémons que aparecem em uma determinada região do jogo.

Tipo

Os tipos de pokémons são características que todo pokémon possui, variando de uma a duas por espécie. Baseiam-se na aparência do pokémon. Exemplo: pokémons peixes são do tipo Água, aves são do tipo Voador, etc...
Estas categorias determinam as vantagens e desvantagens do pokémon e qual a natureza e a intensidade de seus ataques. Também concordam com o senso comum. Pokémons de Água têm vantagem contra pokémons de Fogo, já os de fogo têm vantagem contra os tipo grama, grama leva sobre água e além dos tipo água levarem vantagem sobre os tipo fogo, também levam vantagem sobre os tipos pedra e terra.

Habilidade

Na Terceira Geração da série Pokémon, ou seja, a partir dos jogos Pokémon Ruby & Sapphire, todos os pokémons passaram a ter uma habilidade (em inglês, ability), também conhecida como peculiaridade (em inglês, trait).
Existem pokémons de somente uma habilidade e outros de habilidade dupla, ou seja, que têm uma ou outra habilidade, mas nunca ambas ao mesmo , esses pokémons sao chamados : normais

Ataques

Cada pokémon pode aprender diversos ataques, fracos ou fortes. Existem alguns pokémons com capacidades únicas que só eles adquirem. Existem ataques que são utilizados para ferir o adversário e outros que fortalecem ataques de um tipo ou que enfraquecem os adversários, diminuindo seus atributos. Os ataques possuem precisão, força e a quantidade de vezes que podem ser utilizados.

Estágio e evolução

Evolução, no universo pokémon, é o termo usado para quando um pokémon evolui, ou seja, muda de forma, acompanhado de uma melhora em seus atributos. Deve-se frisar que não é uma evolução do ponto de vista biológico, mas sim como uma metamorfose do indivíduo. Evolução em pokémons pode ocorrer por diversas razões, sendo que a mais comum se dá por acúmulo de experência em batalhas. Existem outros fatores que podem determinar se, quando e em que os diferentes pokémons irão evoluir. Por exemplo, algumas evoluções somente ocorrem com o uso de pedras de evolução, em horários específicos, em um gênero em especial, ou por felicidade ou lealdade, e evolução conjunta como e o caso Slowbro e e a evolução Slowpoke quando um Shellder morde o rabo dele , e se ele estiver utilizando a Pedra do Rei quando o Shellder o morder ele evolui em um Slowking.

Categoria

Além de serem divididos em tipos, grupos, espécies e cores, os pokémons também são separados em categorias, um conceito que foi incluído na Pokédex dos jogos Pokémon FireRed & LeafGreen.
As categorias dividem os pokémons pelo habitat onde vivem.

Gênero, grupo, cruzamento e ovo

O relacionamento de um macho com uma femea de pokemon é um assunto misterioso, abordado de forma muito subiliminar na série de animação por causa da idade de seu público alvo. Só ocorre da geração II da série para frente , quando descobre-se que os pokémons botam ovos e existem os gêneros macho e fêmea. Embora seja bem aceito que eles de fato se reproduzam (várias vezes aparecem pokémons filhotes) nada é mencionado sobre o ato propriamente dito.
Um pokémon só pode se reproduzir com outro pokémon do mesmo grupo. Um grupo pokémon é uma característica exclusiva do universo pokémon. Esta classificação permite a um pokémon se reproduzir de acordo com o seu grupo. A aparência e o tipo do pokémon é o que define em que grupo ele se encaixa.
Isto também permite que um pokémon se relacione com outro pokémon, não precisando serem da mesma espécie, sendo somente de mesmos grupos e sexos opostos. Mas como cada pokémon pode ter até dois grupos, o pokémon que possui um par de grupos poderá relacionar-se tanto com pokémons de um grupo como de outro. Depois da reprodução, um ovo aparece, e o filhote será da mesma espécie da mãe e poderá ter ataques que não teria naturalmente.

Pokémon lendários

Enquanto existem espécies de Pokémon comuns, como Rattata e Oddish, que existem diversos espécimes parecidos e podem ser encontrados em vários lugares, também existem Pokémon 'lendários. Eles são únicos (só existe um de cada em cada jogo). Alguns só são conhecidos por lendas, como o Lugia e o Arceus, e alguns vivem em dimensões paralelas, como o Palkia. O Mewtwo, por exemplo, é o resultado de uma experiência que deu errado. As únicas pessoas e Pokémon que já se encontraram com ele estão mortos ou perderam a memória (no animê), então ele é completamente desconhecido.
Eles têm um poder fora do comum e geralmente só existe um no mundo de cada espécie, com algumas exceções: Lugia (no animê), pois foram encontrados pai e filho, e Phione, pois nasce do ovo de um Manaphy. No 11º filme, foram mostrados vários Shaymins. Nos jogos e no mangá, eles normalmente são capturados por treinadores, enquanto no animê eles apenas fazem amizade com os treinadores.
Possuem status elevados comparado a Pokémon comuns, por isso normalmente não são aceites em torneios e campeonatos de batalhas entre treinadores.
Eles são:
Kanto
Johto
Hoenn
Sinnoh
Unova

Pokémons shiny

Um Pokémon shiny é um pokémon que possui uma coloração diferente dos demais. A única diferença entre o pokémon shiny do pokémon normal é que os pokemons shinys tem uma coloração diferente, além de ter um hp maior, não há difereça nos stats, Ev´s, e ataques. Apenas sua coloração, raridade e hp muda. A chance de achar um pokémon shiny é: a cada 8192 pokémons, 1 é shiny, ou seja, é praticamente impossível aparecer um pokémon shiny "do nada", é muito mais fácil achar um pokémon shiny usando um Pokéradar, também se pode usar a técnica de breeding, que consiste em fazer eggs de pokémons até sair shiny, também aumenta a probablidade se cruzarmos pokémons de países diferente ex: Japão com U.S.A. As colorações dos pokémons shinys varia conforme a espécie, ex: O shiny Corsola é azul e o de coloração normal é cor-de-rosa. Às vezes muda muito pouco a cor, apenas deixa mais forte a cor, como é o caso do Regice, que continua azul, só fica mais nítido, ao contrário do Abra, que o seu shiny fica mais claro.

Pokeradar

Depois de conseguir a National Dex, você ganhará o Pokeradar. O pokeradar é a principal ferramenta para achar um shiny. Como a chance de achar um shiny é de 1/8192, usando o pokéradar, a chance de achar um fica bem mais fácil. Você precisa fazer uma chain (cadeia) do pokémon. Para fazer a cadeia, você precisa usar max repel, ativar o pokeradar e noucautear os pokémons da mesma espécie em sequência, e quanto mais noucautear os pokémons da mesma espécie em sequência, a chance de achar um shiny é aumentado considerávelmente. Quando noucautear 40 pokémons em sequência sem quebrar a cadeia, a chance de achar um shiny fica em 1/50 batalhas. Ou seja, quando chegar no 40, apenas resete o pokéradar que o ponto de grama brilhará, e indo nesse ponto, o shiny estará na sua frente, pronto para que você o capture.

Imunidades

Alguns tipos de Pokémons possuem imunidades a certo tipos de golpes. São esses: Noturno é imune a Psíquico; Normal é Imune a fantasma; Aço é imune a Venenoso; Voador é imune a Solo; Solo é imune a Elétrico; Porém, a imunidade dos tipos Fantasmas e Noturnos podem ser burladas se o oponente usar um ataque como Miracle Eye que faz com que os ataques do tipo Psiquico afetem Noturnos, e, também Normais e Lutadores afetarão Fantasmas.

Dano aumentado

São danos quadruplicados, duplicados e pouco efetivos que podem ajudar/prejudicar muito na batalha.
Duplicado: O Dano será duplicado quando um Pokémon receber um ataque que é efetivo no seu tipo. Por exemplo, um Charmander possui o tipo Fogo, recebe um ataque do tipo Água, o dano é duplicado pois o tipo Fogo (Charmander) tem desvantagem ao tipo Água.
Quadruplicado: O Dano será quadruplicado quando um Pokémon receber um ataque que é efetivo em seus dois tipos. Por exemplo, um Bastiodon possui os tipos Aço e Pedra, recebe um ataque do tipo Lutador e o dano será quadruplicado pois os tipos Aço e Pedra (Bastiodon) tem desvantagem ao tipo Lutador.
Pouco Efetivo: Esse dano é causado quando um Pokémon que ataca tem desvantagem sobre o outro Pokémon recebe um golpe (No caso, só a metade do dano é infringido). Por exemplo, um Seaking (tipo Água) recebe um golpe de um Rapidash (tipo Fogo), já que Seaking é do tipo Água, os golpes do tipo Fogo do Rapidash são pouco efetivos.
Sem efeito: Acontece quando um pokémon de determinado tipo é atacado por um ataque de um tipo que não lhe causara dano pois é incapaz de afetar esse pokémon. Por exemplo, um Swellow é do tipo voador, se for atacado por um golpe do tipo terrestre, não funcionara.

0 comentários: